KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS.


A corrente filosófica materialismo histórico e dialético desenvolvida por Karl Marx e Friedrich  Engels que teve sua primeira obra conjunta, O Manifesto do Partido Comunista (Manifesto Comunista) encomendo pela AIT (Associação Internacional dos Trabalho) fundada em setembro de 1864 que foi responsável pela 1° Internacional, ou semente a Internacional. Que reunio trabalhadores da Europa e países desenvolvidos e os membros entre eles anarquistas e comunistas etc. 

Karl Marx rejeitou o termo "marxismo" e "marxista" para durante toda sua vida (obs: ver se é fato isso). Assim como Lênin que rejeito o "leninismo" e "leninista", ambos rejeitam adorações seja lá qual for de crença e figuras "salvadora da humanidade". Mas, por que os marxistas usam o termo "marxistas" para se refere a um estudioso da obra maxiana, se eles e elas não adoram Marx e Engels - como alguns que dizem por aí: "os marxistas têm Marx como Jesus Cristo." Aposto que muitos já ouviram essa grande besteira de conhecidos e dos que atacam os marxistas pela ideologia neoliberal. Não, nós não adoramos deuses algum e nem pessoas específica como Karl Marx. Nós reconhecmos em suas obras a grande qualidade intelectual e suas críticas certeira ao sistema capitalista, destruindo todas as ilusões que são impostas desde do nosso nascimento pela ideologia dominante capitalista, o liberalismo. 

O Manifesto Comunista é uma obra de extrama importância para a classe trabalhadora, o operário. Sua leitura deve ser feita em grupos de estudos - inicialmente -, mas também poderá ser feita leituras individuais. O Manifesto é a história do capitalismo e o impacto dela na sociedade capitalista, e o Estado Burguês como função de um braço de opressão de uma classe sobre outra. O'Capital é sua obra mais elaborado sobre sua observação ao capital e sua leitura deve ser feita em grupos de estudos (ela é uma obra mais complicada). A leitura dessa duas obras - é das outras em geral - são importantes para que os trabalhadores e as trabalhadoras tenham a noção da situação de classe o qual ela está (pertence), ela terá a venda dos olhos retirado da falsa realidade que nos é impostos desde de nosso nascimento. Ele e ela entenderam que o capitalismo é uma máquina de crises, guerras e miseria no mundo. E que todas as fábulas são puras fantasias distintas da realidade e sem elas o capitalismo não se sustenta. 

Os trabalhadores e as trabalhadoras devem construir o partido operário da revolução mundial para que o capitalismo e o Esatdo tenha seu fim. Esse fim do Estado perpassa pela construção do socialismo, ou ditadura do proletariado em cada país que deve fazer sua revolução e que os trabalhadores e as trabalhadoras organizados numa escala internacional mutuamente se apoiem para essa conquista pela força. Não se dá pra fazer revolução social com poesias, as poesias ficam para depois da revolução. Os trabalhadores e as trabalhadoras devem apoia e construir o partido revolucionário com apoio dos camponeses e os oprimidos do mundo. Os trabalhadores e as trabalhadoras devem destruir a burocracia que tente destruir a vitória dos operários e camponeses com a autodeterminação e autodefesa armada. 

Karl Marx e Friedrich Engels nos mostraram o caminho a ser seguidos por todos e todas a classe trabalhadora, com o fim das classes sociais e do Estado burguês aonde todos recebem o que produziu pelo seu tempo de trabalho. E sem a opressão capitalista onde milhões de trabalhadores passam sufoco e miséria, enquanto os capitalistas que não produz vivem as custas dos trabalhadores e das trabalhadoras do mundo. Os trabalhadores não têm nada a perde a não ser seus grilhões que os predem como escravos assalariados do capitalismo monopolista. Ou a humanidade estará fadado a extinção como espécie humana pela destruição gerada pelo capital aos seres humanos e a natureza. 


Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES 2024.

CARTA AOS (AS) CAMARADAS DO PARTIDO OPERÁRIO REVOLUCIONÁRIO.

PARA ONDE VAI O PSOL? PARAFRASEANDO OS (AS) CAMARADAS DO MES.*