Uma observação sobre o fascismo.
O nazi-fascismo é utilizado para impedir a organizações de trabalhadores e de impedir a influência de comunistas e anarquistas na classe operária nas centrais sindicais, também para desmantelar os sindicatos revolucionários - algo que hoje é inexistente como diz Trotski em seu Programa de Transição: “A situação política mundial no seu conjunto caracteriza-se, antes de mais nada, pela crise histórica da direção do proletariado.” Ou seja, a burguesia não encontra hoje em dia organizações revolucionárias, por um lado as centrais sindicais estarem na influência de direções extremamente burocráticas que fazem o jogo do capital em sua maioria fazendo sua defesa abertamente.
Os nazi-fascistas vão permanecer, mas isso não significa que são imposíveis de serem derrotados. Nesse caso, os sociais democratas não o faram, porque sua lute é pela permancia do capitalismo e que seu campo de “luta” se restringe somente no Parlmanto burguês. Isto é, esse trabalho de combate e destruição do nazi-fascismo é exclusivamente dos comunistas e anarquistas.
Os operários, os trabalhadores em geral, estão jogados a própria sorte e estão incrédulos de que é possível uma vida melhor para ele e sua família e acabam buscando soluões falsas para satisfazer suas necessidades de forma imediatas que não encontram na esquerda, mas as encontram nos discuros falsos da direita e extrema direita, nos coaches e nos discurosos de empreendedorismo. Isso não faz nem arrepiar os cabelos do braço da burguesia internacional.